| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Pelecaniformes |
| Família: | Ardeidae |
| Leach, 1820 | |
| Espécie: | A. ralloides |
A garça-caranguejeira é uma ave da ordem Pelecaniformes. Pertence à família das garças, sendo um dos menores membros deste grupo. Também chamada de papa-ratos (Portugal).
Seu nome científico significa: do (latim) ardeola, ardiola = garça pequena; do (grego) rallus = referente ao gênero Rallus; Linneaeus 1758 e oides = semelhante. - (pequena garça semelhante a saracura).
Mede 42 a 47 cm; peso de 230-370 g; envergadura 80-92 cm. Quando adulto, a sua coloração é um misto de castanho-café e laranja no dorso e nos flancos, abdômen, dorso inferior, asas e cauda branca, que se torna surpreendentemente aparente durante o voo. Apresenta bela crista nucal com penas alongadas e com estrias pretas que pendem pela nuca. Na época da reprodução a plumagem é mais viva, com coroa amarela ou cor de palha, penas douradas na parte inferior do pescoço e costas, coberteiras das asas e do peito avermelhadas-douradas, costas castanho-rosadas, com longas plumas douradas, e resto de plumagem branca. Partes nuas mais brilhantes durante o namoro, quando as pernas podem ficar avermelhadas ( logo desbotando para rosa e de volta para verde-amarelado fosco ), bico azul brilhante com ponta escura (amarelo-esverdeado pálido com ponta e maxila preta na época de não-reprodução ), lores azul (em outras ocasiões amarelo-verde) e olhos amarelos. Os juvenis são menos coloridos, possuindo barras na cabeça e no pescoço, e dorso acastanhado mais escuro que os adultos, sem plumas na crista ou nas costas, bico com ponta escura, partes inferiores cinzas (em vez de brancas) e penas de voo tingidas de marrom.
Esta garça pode ser de bastante difícil detecção, pois confunde-se com o emaranhado da vegetação palustre e ripícola que lhe costuma servir de fundo.
Possui duas subespécies reconhecidas:.
(Clements checklist, 2014).
Alimenta de quase tudo que se move, como peixes, sapos, rãs e seus girinos, cobras e pequenos repteis, pequenos mamíferos e aves, moluscos, insetos e suas larvas.
Nidifica em pequenas ou grandes colônias, muitas vezes com espécies interespecíficas, sendo que a época é variável, dependendo se está no hemisfério norte ou sul. O ninho é uma plataforma de galhos ou juncos, bem construídos, feitos em árvores, perto ou sobre a água. O ninho é construído por ambos os sexos, sendo que o material é coletado pelo macho. Põe geralmente 3 a 4 ovos, de cor verdes-azulados, com período de incubação de 22 a 24 dias, sendo o choco realizado principalmente pela fêmea. A maturidade sexual se dá em torno dos 2 anos.
Encontrado sobretudo junto a zonas úmidas com vegetação palustre, valas, arrozais e campos alagados, planícies pantanosas, vales, deltas, lagos, lagoas, canais. Assim como em praias entre as pedras. Geralmente nas terras baixas, embora tenha encontrado em lagos de montanha a uma altitude de até 2000 m. Geralmente solitário, mas às vezes encontrado em pequenos bandos de até oito aves.
Ocorre no sul da Europa e Oriente Médio, migrando para a África durante o inverno.
Consulta bibliográfica sobre subespécies: